HOME SUPORTE SEGURANÇA EQUIPE Fale Conosco

14.12.09




NAME reuniu autoridades para debater parcerias entre escola pública e iniciativa privada



Evento realizado em São Paulo no dia 7 de dezembro contou com a participação de mais de 400 pessoas ligadas a educação em todo o país e marcou os 10 anos de criação do Núcleo

O NAME - Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino –, que completa 10 anos em 2009, realizou no ultimo dia 7 de dezembro o Congresso “Tendências da Educação Pública no Brasil”.
O evento, realizado no Hotel Transamérica, recebeu autoridades e especialistas ligados à área de educação. O congresso foi especialmente voltado para prefeitos e secretários de educação de todo o país e recebeu mais de 400 pessoas que discutiram a melhoria da qualidade do ensino público no País com a contribuição da iniciativa privada.
Ao todo, estiveram representados no evento 113 municípios brasileiros, sendo 36 deles já parceiros do Name e outros 77 que vieram conhecer a proposta do núcleo. O encontro contou também com a presença de 12 prefeitos e 68 secretários de Educação.
A abertura do evento contou com a participação de Chaim Zaher, presidente do SEB - Sistema Educacional Brasileiro. Entre os palestrantes convidados, estavam o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, o jornalista Gilberto Dimenstein e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, vereador Gabriel Chalita.


Temáticas trabalhadas
Na ocasião, os participantes puderam conhecer as iniciativas e propostas do NAME, que hoje contempla os sistemas de ensino: COC, DOM BOSCO e PUERI DOMUS. A proposta pedagógica foi apresentada pela educadora Guiomar Namo de Mello, que também contemplou em sua exposição o sentido que esse tipo de proposta educacional adquire no atual contexto educacional brasileiro.
Guiomar apresentou para o público os fundamentos de um currículo para a educação básica do Século 21, abordando também o caso do NAME 2010, com a atualização do material didático do núcleo.
Já o vereador Gabriel Chalita, ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, apresentou a palestra “Parcerias Significativas – O público e o privado unidos para uma nova educação”.
Com o tema “As parcerias público-privadas garantindo educação de qualidade”, o jornalista Gilberto Dimenstein apresentou um caso de sucesso da parceria público-privada na escola estadual de ensino fundamental Carlos Maximiliano. A escola foi recuperada pela comunidade, com apoio de parcerias, direção, professores e alunos.
O último convidado do evento foi o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendes discorreu sobre o público e o privado na educação e contribuições atuais do STF para a garantia do ensino público de qualidade.


Parcerias
Criado 1999, o NAME inovou ao disponibilizar para sistemas de ensino público, conteúdos curriculares, tecnologias e assessoria em gestão pedagógica voltadas para a aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente tem parcerias com 110 municípios de sete estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Alagoas e Bahia. O programa atende mais de 160 mil alunos e envolve 10 mil professores da educação infantil e dos dois segmentos do ensino fundamental.
Os resultados têm sido significativos: as escolas parcerias do NAME ficaram entre as primeiras colocadas na Prova Brasil de 2007 e acima da média nacional do IDEB – Índice Nacional da Educação Básica. Em 2005, dez municípios brasileiros alcançaram essa média. Destes, cinco usavam o NAME-COC. Todos os parceiros ficaram acima da média brasileira. Programada para este mês, a próxima edição da Prova Brasil deve atualizar os índices. Até 2021, o MEC estabeleceu a meta de todos os municípios brasileiros atinjam a média 06.
Nos últimos dois anos os grupos educacionais Dom Bosco e Pueri Domus somaram-se ao COC para tornar o NAME mais diversificado. Além deles, o Portal Estuda Mais Brasil, o Programa Florescer e a UNYCA integram o programa. O Portal Estuda Mias e o Programa Florescer representam soluções de inclusão digital a partir do uso de computador por aluno. A UNYCA gera através de transmissões via satélite, Cursos de Formação Continuada pra os professores da rede NAME, além de possibilitar cursos de aperfeiçoamento e formação profissional.


Conjunto integrado de soluções educacionais
Ancorado na junção de material curricular de qualidade, apoio pedagógico e tecnologia voltada à educação continuada dos professores e à gestão pedagógica, o NAME, tem fôlego para crescer ainda mais. Emanuel Adriano de Souza, diretor comercial, acredita que o caminho para os bons resultados de nossos parceiros, vai além da provisão de material ou infra-estrutura tecnológica: “Nossos avanços estão apoiados em três pilares: investimos na formação continuada do professor, através de cursos, palestras, reuniões e trocas de experiência. Por meio de tecnologia e apoio presencial constante de nossa equipe pedagógica; fortalecemos a presença da família no acompanhamento do progresso de seus filhos; e reforçamos as relações entre a comunidade local e a escola” – destaca Emanuel.
O trabalho com os educadores não é de cunho teórico, mas parte dos problemas reais detectados pela observação dos assessores ou pelas avaliações realizadas. Para isso equipes especializadas visitam as escolas e observam o trabalho em sala de aula ao longo dos bimestres, em cada uma das escolas e cidades participantes. É por meio desse trabalho presencial que se identificam os problemas que o professor está enfrentando; se está conseguindo caminhar com o ritmo necessário e por que; se seus alunos estão apresentando problemas de aprendizagem ou de necessidades especiais; se é preciso reforçar alguma área de conhecimento do professor.
A partir de 2010 as equipes pedagógicas e gestoras das secretarias e das escolas municipais contarão também com um instrumento exclusivo de orientação e apoio para o processo de gestão pedagógica e, mais especificamente, gestão do currículo da educação infantil e do ensino fundamental. O NAME ampliará a atenção que já dá à família por considerar que sua sintonia com a escola é decisiva para o bom desempenho do aluno. Para isso vai apoiar o município e as escolas no uso de tecnologias de comunicação com os pais e responsáveis, trabalhando conteúdos de orientação, discussão de problemas e esclarecimento de dúvidas.
Na linha que já pauta sua atuação há vários anos, o NAME continuará investindo na consolidação das relações com a sociedade local integrada por lideranças políticas, gestores, dirigentes e outras autoridades educacionais, bem como pelos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário