HOME SUPORTE SEGURANÇA EQUIPE Fale Conosco

1.6.09

URGENTE - Avião que seguia do Brasil para França desaparece, diz Air France

Veja o Vídeo e saiba como ocorreu o acidente, e depois leia a reportagem

Original Video - More videos at Jornal Tudo com COC
PARIS - Um avião airbus modelo A330 da Air France desapareceu, segundo informações da companhia, na madrugada desta segunda-feira durante um voo do Brasil para a França com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo. O voo saiu do Rio de Janeiro no domingo às 19h (horário de Brasília) e deveria chegar a Paris às 6h15 (horário de Brasília).

AP
Jornalistas aguardam informações sobre o voo no Aeroporto do Galeão, no Rio

A Air France confirmou não ter notícias do voo que desapareceu dos radares quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que o avião tenha sofrido uma pane elétrica após ser atingido por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa.

Segundo informações da Aeronáutica, o último contato feito pela aeronave com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III) foi às 22h33 de domingo. Nele, o comandante informou que ingressaria no espaço aéreo Dacar-Senegal, às 23h20. De acordo com a companhia, porém, às 23h14, minutos antes do controle aéreo perder o contato com o voo, a aeronave emitiu uma mensagem automática de pane elétrica.

"Já tinha passado por (Fernando de) Noronha às 22h33. Uma hora depois o avião teria que fazer contato por rádio novamente e nesse momento não fez esse contato", disse a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Em função disso entramos em contato com a Ilha do Sal (Cabo Verde). A aeronave também não fez nenhum tipo de contato com eles e nem apareceu no radar", acrescentou.

"A Air France lamenta anunciar que não tem notícias do voo AF 447 que

AFP
Homem procura por informações no Rio
fazia a viagem Rio-Paris com 216 passageiros a bordo e compartilha a emoção e a preocupação das famílias afetadas", declarou uma porta-voz da companhia.

Lista de passageiros

O gerente da companhia no Aeroporto do Galeão, Antônio Jorge Assunção, disse que a lista dos passageiros foi passada para Agência Nacional de Avião Civil (Anac), que deve divulgá-la após a comunicação aos parentes. De acordo com ele, entre os passageiros, havia 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebê.

O gerente afirmou também que, com o combustível que a aeronave decolou na noite de domingo, "não tinha como ela estar voando ainda".




AP
Movimentação no aeroporto de Paris
Segundo a Air France, a aeronave entrou em operação em abril de 2005 e, desde então, já voou 18.780 horas. O comandante da aeronave tinha 11 mil horas de voo em sua carreira e já havia efetuado 1.700 horas no Airbus A330. Ainda segundo a empresa, um dos co-pilotos tinha 3 mil horas de voo e o outro, 6.600.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse estar "muito preocupado" com a confirmação da Air France de que um avião está desaparecido na costa brasileira. Sarkozy pediu que as autoridades investiguem o caso.

Em nota, o presidente francês informou ter enviado o ministro do Transporte, Dominique Bussereau, e o ministro do Desenvolvimento, Jean-Louis Borloo, ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, para acompanhar a situação.

AFP
Modelo do avião que desapareceu dos radares na madrugada desta segunda

Buscas

Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas às 2h30 pela aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica. As primeiras informações são de que durante a madrugada a aeronave não foi detectada pelos radares da Ilha do Sal, que fica entre Brasil e Europa.

O avião da Air France estava "bem avançado no Atlântico quando fez o último contato", informou a Força Aérea Brasileira.


Mapa do local onde a Força Aérea realiza buscas / Reprodução

Telefones para informações

Conforme a nota, os telefones da Air France para atender familiares são: para o Rio de Janeiro: (21) 3212-1806, (21) 3212-1884, (21) 3212-1889, (21) 3212-1894; para todo o Brasil: 0800 881 2020; para a França: 0800 800 812; e para outros países: + 33 1 57 02 10 55. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tornou disponíveis dois números de telefone exclusivos para que os familiares obtenham informações: (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307.

A companhia informa também que seus funcionários estarão no Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no 1º andar do prédio da administração, para dar informações e apoio às famílias. "A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no do Galeão", informa a companhia na nota. Segundo a Air France, as outras operações estão normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário